Anatomia da Pele
Anatomia da Pele
A pele que é o maior órgão de nosso corpo, cobrindo cerca de 70 cm2 e pesando entre 2,7 kg e 3,6 kg, em um adulto normal. A pele recebe aproximadamente um terço de todo o volume sanguíneo circulando no organismo. A pele é composta de três camadas macroscópicas – a epiderme, a derme e a subcútis ou tecido subcutâneo.
Epiderme
Você sabia que a Epiderme possui 5 Subcamadas???
A camada mais externa, o stratum corneum, é composto principalmente de camadas de células que agora estão mortas, e que se enche de queratina protéica endurecida.
Essas células são continuamente desprendidas em um processo chamado descamação.
Embora o stratum corneum tenha somente 25-30 células de espessura, é responsável por toda a função protetora da pele.
O stratum corneum também protege contra a invasão bacteriana, pois tem uma superfície hostil a seu crescimento.
As glândulas sebáceas secretam uma mistura acídica de óleos, que se combina com o ácido láctico e sais de sódio secretados das glândulas sudoríparas, criando um revestimento superficial para o stratum corneum, com pH entre 4 e 6,8 e pH médio em torno de 5.5.
Esse “manto ácido” retarda o crescimento e proliferação das bactérias da pele e também tem um papel na manutenção da suavidade da pele.
Precisamos proteger essa camada protetora, por isso cada vez mais as indústrias estão trazendo materiais cada vez mais delicados e que agridam menos o Stratum Corneum, no caso o SILICONE é um material que agride menos prevenindo lesões, existem fitas com silicone, espumas, coberturas com silicone, muito utilizado para prevenção e para os extremos da vida os RNs e Idosos.
O papel geral da epiderme é fornecer uma cobertura protetora para o corpo, atuando como interface e barreira para o ambiente externo e mantendo a homeostase interna.
Derme
A DERME cobre e sustenta o organismo, é resistente e flexível.
Sua espessura varia, sendo aproximadamente quatro vezes mais espessa que a da epiderme, na pálpebra ela é mais delgada e na palma das mãos e planta dos pés mais densa;
Amplamente vascularizada, tem papel importante no controle da temperatura do corpo por meio da dilatação de seus vasos sanguíneos, que se enchem de sangue para irradiar o excesso de calor para o exterior nos dias quentes, ou se esvaziam nos dias frios, evitando o resfriamento interno do organismo.
Os vasos sanguíneos também são responsáveis pela alimentação da epiderme, permitindo a difusão de nutrientes e oxigênio para as camadas celulares mais profundas. E a falta de elementos nutritivos ocasionam a migração e, em consequência, a morte das células das camadas mais superficiais.
As principais células da derme são os fibroblastos, que produzem grandes quantidades de fibras conjuntivas de colágeno e elastina, estruturas que garantem a sustentação dos elementos dérmicos, a extensibilidades e a resistência da pele, mas diminuem progressivamente com a idade.
O tecido que forma a DERME recebe o nome de tecido conjuntivo e se divide em três camadas:
- DERME PAPILAR
- DERME RETICULAR
- DERME PROFUNDA
E encontramos ainda na DERME os anexos cutâneos:
- FOLÍCULOS PILOSOS
- GLÂNDULAS SEBÁCEAS
- GLÂNDULAS SUDORÍPARAS sendo elas:
Glândulas Sudoríparas apócrinas- produzem o suor
Glândulas sudoríparas écrinas- excretam o suor
Abaixo a imagem mostra todos os Receptores Sensoriais inseridos na DERME
Hipoderme e Subcutâneo
Faz a interface da derme com as estruturas móveis, tais como a fáscia muscular, tendões…
Mantém-se aderida à DERME graças às fibras de colágeno e elastina, que conferem a ela uma estrutura de extrema maleabilidade.
Constituída de células especializadas no armazenamento de gorduras sendo os adipócitos que se agrupam para formar o tecido adiposo, servindo como reserva lipídica protegendo o organismo de choques e das variações externas de temperatura.
Sua espessura varia segundo a localização, o sexo e a idade.
A hipoderme representa cerca de 15% a 30% do peso corporal Facebook-f Instagram